IRPF 2021: Receita amplia acesso à declaração

A Receita Federal divulgou na tarde desta terça-feira, 23, uma nova forma de declarar o Imposto de Renda 2021.

Ainda em fase piloto, o órgão anunciou que contribuintes cadastrados no Gov.br poderão optar pela declaração pré-preenchida.

Até então, 4,8 milhões de usuários com certificado digital tinham acesso à ferramenta. Com a flexibilização da exigência, 96 milhões de pessoas que estão cadastradas no site do Governo podem ter acesso à declaração.

Vale lembrar que, neste ano, a Receita prevê a entrega de 32 milhões de declarações.

A novidade permite que o contribuinte acesse um ambiente seguro e consiga visualizar todas as informações colhidas pela Receita Federal. Assim, o contribuinte precisa apenas conferir se as informações estão corretas e foram suficientes, complementar com novas informações, se for necessário, alterar e fazer exclusões.

“Não é apenas uma facilidade para o cidadão, a ferramenta também aumenta a conformidade, evitando a incidência de malha fina”, afirma Frederico Igor,  subsecretário de arrecadação, cadastros e atendimento do Ministério da Economia.

De acordo com a Receita Federal, as informações são colhidas da seguinte forma:

– DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), onde fontes pagadoras apresentam rendimentos tributáveis e isentos;

– DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias);

– Clínicas médicas e hospitais;

– Informação que o contribuinte prestou no ano passado.

“Nesse momento em que estamos com restrições, algumas agências fechadas, sem poder sair de casa, é fundamental que o serviço digital chegue a todos os brasileiros de forma simples, fácil e na palma da mão”, afirmou o subsecretário.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário