O governador paulista, João Dória (PSDB), cancelou o ponto facultativo da data para os funcionários públicos estaduais. A medida foi tomada para evitar o deslocamento e aglomeração de pessoas, para conter o crescimento do contágio da Covid-19. Em São João, a Prefeitura Municipal optou por também seguir o Governo do Estado e suspender o ponto facultativo.
Assim, as repartições públicas estarão abertas e com atendimento ao público nas referidas datas.
Por parte da iniciativa privada, e como o Carnaval é considerado como data comemorativa e não feriado, atividades econômicas poderão funcionar normalmente, seguindo as orientações das fases do Plano SP
Os dias 15 e 16 são considerados dias normais de trabalho e, a empresa que optar por fechar, pode negociar eventual folga com o funcionário, com abatimento em horas trabalhadas, desde que devidamente acordado por ambas as partes.
Também a quarta-feira de cinzas não é um feriado, no entanto, por questões culturais, geralmente os expedientes começam apenas as 12h.
Para orientações sobre esse tema e acordos, indicamos que você entre em contato com os sindicatos:
Sincomerciários – (19) 3623-3031 / 3622-3163
Sincovar – (19) 3631-5168
Fonte: Guia São João